Vida de Vestibulando


Por: Rogério Strazzeri

Quem acha que vida de vestibulando é fácil certamente nunca prestou vestibular, ou pelo menos não se preocupou em estudar muito.Quando digo vestibulando, me refiro àquela pessoa que pretende - e se esforça para - entrar no curso e na faculdade que sempre quis, não importando as dificuldades que tenha que enfrentar para atingir seu objetivo.

De todos os problemas enfrentados pelos vestibulandos - como se não bastassem os de física - o mais complicado certamente é a família, que insiste em prestar vestibular com você, ou se nega totalmente a entender que essa é uma fase difícil da sua vida, na qual você precisa de pelo menos calma, compreensão e geralmente algum dinheiro para poder estudar.

Nos dois casos a pressão é enorme, no primeiro seus pais passam o dia inteiro perguntando como está seu desempenho no cursinho, se está estudando, se é mesmo essa faculdade que você quer, falam que sua avó está preocupada, que o cachorro não come direito, que vão mandar suas irmãs para uma excursão de um ano na Disney para não haver barulho enquanto você estiver estudando e começam a comprar livros que "ensinam" como um vestibulando deve ser tratado pela família nessa hora tão difícil. O que eles não sabem é que podem estar atrapalhando mais.

No segundo caso seus pais lhe tratam como o ser mais inútil do mundo por precisar fazer cursinho para entrar na faculdade; geralmente citam casos como o da filha da amiga da dona da padaria que saiu do colegial e entrou direto na faculdade; como se todas faculdades do mundo fossem iguais. Eles não entendem que suas expectativas vão além da faculdade Nheco-nheco xique -xique que a algumas pessoas entram assim que saem do colegial.

Outro grande problema é aquele seu primo que aprendeu a escrever aos três anos de idade, estudou a vida inteira no colégio mais árduo do país, não saia aos finais de semana para ficar assistindo Jornada nas estrelas sábado à noite e agora entrou em primeiro lugar em engenharia na USP (direto do colegial sem cursinho).

Essa pessoa que você achava estranha por nunca ter ido às festas com você, que dava risadas no mínimo macabras quando o assunto era mulher e usou aparelho fixo extra-oral durante sete anos sem o menor constrangimento, agora virou centro de referência universal para as atuais e futuras gerações da sua família, a comparação entre vocês é inevitável.

Geralmente você ouve frases do tipo " e você que achava que ele era bobo!" Ou então " se você fosse esforçado
como seu primo, hoje estava lá". Da vontade de responder: " Eu ainda o acho bobo, e se vocês tivessem me matriculado em um bom colégio talvez eu estivesse lá".

Eles não percebem que você jamais trocaria àquela noite que você passou na praia conversando com a garota de aparelho do prédio ao lado por uma mísera “vaguinha” numa boa faculdade... Bom, será que trocaria?

Mas nessas horas é melhor engolir seco e não se importar com os comentários; esquecer dos problemas e também das festas, porque agora começa uma nova fase na sua vida, e que apesar das dúvidas, dificuldades e dos problemas de física, é uma das melhores fases.

Você aprenderá sobre os mais variados assuntos, que mesmo que você não acredite, serão sempre muito importantes na formação dessa grande pessoa que você pretende ser, além disso, conhecerá novas pessoas, fará amigos, e muito de vez em quando sairá à noite nos finais de semana, afinal, quem disse que vida de vestibulando é fácil?
 
Pré-Vestibular Juazeiro Bahia | by TNB ©2010